quarta-feira, 8 de maio de 2019

Optcha o Povo Cigano


Optcha o Povo Cigano


Os ciganos são entidades de grande sabedoria mística. Acredita-se que são originários do norte da Índia e foram migrando para Europa e outros países, disseminando sua cultura e sabedoria. No entanto, são sofredores de grandes preconceitos até os dias atuais. Isso serviu para que eles continuassem perseverantes em sua missão. O povo cigano é humilde, forte, meros conhecedores das mazelas da vida.

Na Umbanda eles realizam uma corrente espiritual voltada para o plano material e para as necessidades mais terrenas das pessoas. São cultuados com taças de vinho ou água, frutas, moedas, pó de ouro, e outros. Essas entidades trabalham muito bem com as energias do Oriente, cristais, incensos, cores, os quatro elementos (terra, água, fogo e ar) e ervas. Eles gostam muito de trabalhar com as forças da natureza, os astros e ancestrais, é um povo de muita fé e são extremamente devotos a Santa Sara Kali.

Eles têm um forte apreço aos oráculos (cartas, bola de cristal, leitura de mão, runas) auxiliam as pessoas através desses instrumentos, sempre orientando para o crescimento e melhoramento, são certeiros em suas palavras e direcionamentos.

Símbolos Ciganos:

·   Coruja - representa segurança. A imagem da ave é utilizada para trazer equilíbrio e segurança no plano físico, econômico, e para evitar possíveis perdas materiais.
·   Chave - Representa as ‘soluções’. Usado para atrair boas soluções aos mais diversos problemas

·   Ferradura - Simboliza sorte e energia. Usado para atrair 
boa sorte e energia positiva, a ferradura representa o trabalho 
e o esforço. Os ciganos usam o símbolo como um poderoso 
amuleto da sorte, além do mesmo afastar a má sorte.
·    Moedas - Simboliza prosperidade e proteção. Usada para 
afastar energias negativas e para atrair riquezas. A moeda, 
ligada ao equilíbrio e à justiça e associada à riqueza 
material e espiritual (cara e coroa), para os ciganos 
representa o ouro físico (cara) e o espiritual (coroa).
·    Punhal - Simboliza poder, força, superação e vitória
·  Roda - Representa a Samsara – o ir e vir, o passar por diversos estados, o circular, morte e renascimento, o ciclo da vida. Muito usada para atrair equilíbrio e consciência, a roda é o grande símbolo cigano.
·   Taça - Simboliza a receptividade e a união, pois qualquer líquido adquire a forma da taça
·   Estrela 5 pontas - simboliza evolução. O amuleto é utilizado para trazer proteção, além de estar associado à sorte, intuição e êxito. A estrela, também conhecida como pentagrama, representa o domínio dos cinco sentidos.
·  Estrela 6 pontas - Usada como um talismã contra os inimigos invisíveis e visíveis, a também conhecida como Estrela Cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. As seis pontas formam dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está em cima e o que está a baixo.

   A Padroeira dos Ciganos
Santa Sara Kali é a padroeira dos ciganos. Ela foi canonizada em 1712 pela igreja católica. O termo Kali significa Negra, devido a sua pele escura. Seus festejos acontecem no dia 24 de maio onde são realizados procissões e banhos no mar.

Conta-se que Santa Sara foi uma servente de uma das três Marias que acompanharam Jesus Cristo na via dolorosa e permaneceram firmes ao lado dele até o momento de sua crucificação e morte. Por causa da perseguição contra os primeiros cristãos em Israel, Santa Sara, Maria Salomé, Maria Jacobina, Maria Madalena, os irmãos Marta, Maria e Lazaro, e um cristão chamado Maximino, foram colocados num barco e este foi solto à deriva no mar mediterrâneo, sem remos e sem velas. Todos os que estavam no barco permaneceram o tempo todo em oração, pedindo a Deus o milagre de chegarem sãos e salvos numa terra segura para se viver e anunciar o Evangelho. Santa Sara era uma das que mais pediam e rezavam. E ela prometeu que, se chegassem a salvo, dedicaria toda a sua vida à causa do Evangelho, onde quer que fosse preciso. O barco à deriva chegou à França, numa cidade hoje chamada de Sante Maries de La Mer (Santas Marias do Mar) em homenagem às santas mulheres que ali chegaram conduzidas pela providência divina com todos milagrosamente sãos e salvos. Um grande número de ciganos e devotos de Santa Sara que vão para a pequena cidade da França. Lá, realizam uma grande procissão da igreja até o mar, onde o barco à deriva chegou, com muitas orações e cantos alegres, como é próprio do povo cigano. Quando chegam ao mar fazem um grande silêncio e colocam um pouco da imagem da Santa dentro da água, simbolizando a sua vinda da Palestina para a França. Depois voltam em festa para a igreja de Santa Sara.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 
Referências
As Sete Linhas da Umbanda: A religião dos mistérios – Rubens Saraceni – São Paulo: Ed. Madras, 2017;
https://www.simbolos.net.br/simbolos-ciganos/



* texto produzido por Juliane Camargo, membra do clã e do Templo Polimata Boitva


Nenhum comentário:

Postar um comentário