sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Sagrado Feminino e a cura pelos Elementos

 

,

   Das muitas práticas ao qual podemos utilizar dentro da conexão com nosso universo feminino, venho aqui trazer os Elementos (terra, água, fogo e ar) que podem ser de grande valia para conseguirmos compreender qual temos numa intensidade e qual nos falta já que precisamos sempre estar em equilíbrio para que tenhamos mais harmonia em nossos dias e o que tiver em desarmonia balanceá-la. Aqui venho trazer os elementos de um prisma simples, porém que são fundamentais para nosso exercício de auto-observação e mudanças em nosso dia a dia: 

terra = força e firmeza
     Terra nossa conexão com Pachamama, nosso útero e os três últimos chackras que são voltados para energia telúrica, a terra é um símbolo de firmeza, raízes onde podemos nos encontrar através de nossa ancestralidade, do aconchego, nutrição, força no sentido equilibrado. Logo aqui vamos parar e refletir sobre nossos aspectos de como estamos nos cuidando, nossa criatividade, reflexão do que estamos fazendo, ações, como lidamos com desafios, estar em harmonia ou desarmonia. Proponho que coloque os pés na terra e sinta a vibração poderosa de nossa mãe Gaia 

água = sentimento e fluidez
  Água Aqui nosso corpo é constituído em sua maioria de água, a água reflete a intuição, o fluir da vida e dos ciclos já que são totalmente inconstantes, também remete ao emocional, aqui fica a reflexão de como estamos lidando com nossas emoções e como elas estão aparecendo no nosso dia a dia, é claro sem esquecer de nossa ciclicidade dentro de nossa lua interna e se já estiver na menopausa da lua externa, como lidamos com situações que nos agrada e como lidamos com o que desagrada, ficamos pilhadas ou como as águas deixamos passar, fluir, sem apegar-se. Reflita como  estão suas águas internas, no banho sinta a fluência da água caindo sobre seu corpo 

fogo = ação e renovação
    Fogo elemento que nos remete a transmutação, sexualidade, impulsão, conquista, magia, tanto é considerado destruidor, mas não podemos esquecer da purificação de energias, de curas através de queimar o que não serve mais e nos trazer o desconhecido, o novo, ou mesmo o animal mitológico a Fênix, que renasce das cinzas com muito vigor e transmutando o velho para que o novo chegue com outra perspectiva e visão de mundo. Aqui sugiro que queime em uma fogueira sagrada o que não te serve mais, observando como esse elemento dentro de si tem o poder de regenerar, desde sua sexualidade até mesmo suas lutas internas e externas para conseguir vencer seus desafios diários e interiores, como está o fogo em sua vida? suas vitórias, ações dentro e fora de si, ímpeto de conquista? Numa fogueira ou em uma vela observe as chamas, o poder e a sincronicidade do fogo, imaginando essa transmutação nas dificuldades que te limitam. 


Ar = aspecto mental, sutileza

   Ar Elemento sutil, símbolo de sabedoria, liberdade, comunicação, beleza, podemos refletir em sua importância desde nossa respiração, até a conexão com a sutileza de nosso ser. Vale observar se estamos ainda muito apegados a nosso eu mais denso ou se já conseguimos nos conectar com a grandeza da espiritualidade, se nos prendemos a pequenas coisas ou conseguimos liberdade para voar e ver situações de uma perspectiva mais sabia, ou melhor como se fossemos pássaros, e mais ainda se compararmos com pássaros, somos livres ou estamos engaiolados em relacionamentos, dificuldades, opiniões alheias, vale refletir para observar e tomar suas próprias conclusões dentro de seu eu infinito. Observe um pássaro voando e imagine-se voando, como seria essa liberdade de bater as asas e poder ir onde deseja?

   

    Dentro dos Elementos, trago de uma maneira bem simples seus aspectos para que possamos refletir em qual deles estamos apegadas ou distantes, pois todos devem estar em harmonia nos auxiliando para termos a conexão certa de cada Elemento, em cada situação onde poderemos utiliza-los com sabedoria ou dosá-los, ficando a critério de cada uma se conectar com os elementos de uma forma mais fluída que sempre será a sua, em busca de um feminino cada vez mais consciente e sadio, já chegou a conclusão qual é o elemento que está faltando em ti ou o que sobressai de um forma harmoniosa ? reflita e sempre observe! 


* Texto escrito por: Andreza Freitas, instrutora do sagrado feminino e facilitadora dos Yonne Eggs, além de ser mãe, esposa, filha e comandante feminina do Templo Polimata Boituva.


Convidamos a todas a se reconhecerem nos Elementos
e a se reconectarem junto a Sagrada Medicina neste tão aguardado ritual de fim de ano do Sagrado Feminino Polimata.



2 comentários: