quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Oṃ namaḥ śivāya - Reverencio-me ao Auspicioso

॥"नवा&णा(कम्॥

  ॥ nirvāṇāṣṭakam॥ 

Seis estrofes sobre a imersão cósmica. 


                               

mano buddhyāhaṃkāra-cittāni nāham na ca śrotra jihve na ca ghrāṇa netre । 

na ca vyoma bhūmir na tejo na vāyuḥ cidānanda rūpaḥ śivo'haṃ śivo'ham ॥1 ॥ 

Eu não sou a mente, nem o intelecto, nem o ego, nem o pensamento, Nem sou a audição, nem o paladar, nem o olfato, nem a visão. Nem o espaço, nem a terra, nem o fogo, nem o vento, Minha essência é consciência e felicidade – eu sou Śiva, eu sou Śiva (1)



na ca prāṇa saṃjño na vai pañcavāyuḥ na vā saptadhātur na vā pañcakośaḥ । 

na vākpāṇipādau na copasthapāyū cidānanda rūpaḥ śivo'haṃ śivo'ham ॥2॥

Não sou o prāṇa, nem os cinco ventos vitais, Nem os sete elementos do corpo, nem os cinco envoltórios. Nem a fala, nem mãos, nem pés, nem genitais, nem o órgão de excreção, Minha essência é consciência e felicidade – eu sou Śiva, eu sou Śiva (2)

na me dveṣa rāgau na me lobha mohau mado naiva me naiva mātsarya bhāvaḥ । 

na dharmo na cārtho na kāmo na mokṣaḥ cidānanda rūpaḥ śivo'haṃ śivo'ham ॥3॥ 

Não tenho aversão nem apego, nem cobiça, nem ilusão. Nem vaidade, nem inveja. Nem dever, nem objetivo; nem desejo, nem libertação, Minha essência é consciência e felicidade – eu sou Śiva, eu sou Śiva. (3)

na puṇyaṃ na pāpaṃ na saukhyaṃ na duḥkham na mantro na tīrthaṃ na vedāḥ na yajñāḥ । 

ahaṃ bhojanaṃ naiva bhojyaṃ na bhoktā cidānanda rūpaḥ śivo'haṃ śivo'ham ॥4॥ 

Nem virtude nem pecado, nem prazer, nem dor, Nem mantras, nem templos, nem Vedas, nem rituais, Nem aquele que desfruta, nem o que é desfrutado, nem o desfrute.
Minha essência é consciência e felicidade – eu sou Śiva, eu sou Śiva. (4)

na mṛtyur na śaṃkā na me jātibhedaḥ pitā naiva me naiva mātā na janma । 

na bandhur na mitraṃ gururnaiva śiṣyaḥ cidānanda rūpaḥ śivo'haṃ śivo'ham ॥5॥ 

Para mim não há morte nem medo. Não tenho casta. Não tenho pai, nem mãe, nem irmão, nunca nasci. Nem amigo, nem mestre, nem discípulo, nem outra vida, Minha essência é consciência e felicidade – eu sou Śiva, eu sou Śiva. (5)


ahaṃ nirvikalpo nirākāra rūpo vibhutvācca sarvatra sarvendriyāṇām । 

cāsaṃgataṃ naiva muktir na meyaḥ cidānanda rūpaḥ śivo'haṃ śivo'ham ॥6॥

Não possuo qualidades, não tenho forma, nem limites, Sou imutável e onipresente, não sou tocado pelos sentidos, Para mim não existem prisões, nem a libertação. Minha essência é consciência e felicidade – eu sou Śiva, eu sou Śiva. (6)





Shiva a consciência cósmica


Nenhum comentário:

Postar um comentário