quarta-feira, 2 de agosto de 2017

O caminho de Ethos

Para a eternidade

"Para mí sólo recorrer caminos que tienen corazón,
cualquier camino que tenga corazón.
Por ahí yo recorro, y la única prueba que vale es atravesar todo su largo.
Y por ahí recorro mirando, mirando, sin aliento." (A Erva do Diabo - Carlos Castaneda)
    Ética atemporal: "costume" ou ensinamento filosófico (e prático!) capaz de existir em todas as épocas da história, constituindo uma "verdade" não perecível as leis e mudanças de comportamentos das sociedades ao longo da linha do tempo. Ou seja, aquele conjunto de práticas e virtudes louváveis e imutáveis do qual nos espelhamos para alcançarmos a plenitude do existir, passado de geração a geração por livros, exemplos, mestres, textos sagrados e quase inato a história do planeta.
     Afinal, se existe tal conhecimento e prática, e se este é imutável desde tempos imemoriais, praticado pelos grandes exemplos da humanidade, praticado pelas verdadeiras entidades que se dizem de luz, porque buscamos formas contrarias de ação neste plano ? porque não se achar capaz de seguir estes exemplos vivendo em uma sociedade moderna ? 
   Vemos no nosso dia-a-dia muitos exemplos contrários a esses conhecimentos ancestrais, autoritarismo, superioridade, falta de caridade, julgamento, individualismo, separatividade, raiva, ódio, rancor, entre outros milhares que podemos enumerar, cada vez menos recorremos aos exemplos atemporais, cada vez menos buscamos uma moral atemporal, cada vez menos nos importamos em estar vigilantes o tempo todo para não cairmos nas armadilhas do ego e da vaidade, a falta de atenção para com a nossa ação no mundo gera dor, a falta de atenção as palavras gera dor, a falta de atenção ao carinho gera dor, a falta de atenção ao outro gera dor. Somos responsáveis 24 horas do dia por nós mesmos, estando em consciência e mesmo em estados alterados da mesma, estar de acordo com esses preceitos atemporais diminui nossa geração de sofrimento no mundo, em suma, nos transporta da geração do karma a geração do dharma.
   Essa ética atemporal que tanto necessitamos é facilmente perceptível, olhe ao redor, nos textos sagrados, nos exemplos que vem de milênios atras, no amor, na caridade, na união, agora olhe para o seu interior, compare e sinta como uma ação dharmica, que seguem as "normas" atemporais, e uma ação karmica, que seguem preceitos temporais de moral delimitado pela sociedade atual individualista e competitiva, pergunte ao seu coração, qual atitude tomar ? A resposta de um coração puro dirá para que siga onde há amor, amar a si é amar ao próximo, é agir da forma que traga a tona as virtudes que definem o que é ser humano. ( recorrer un camino que tenga corazón).
   Um guia prático foi reafirmado por Buda Shakyamuni que nos relembrou o caminho que conduz a cessação da dor, ou o óctuplo caminho, neste ensinamento prático e atemporal Siddhartha Gautama nos explana o caminho ético, o esforço coerente com a busca da sabedoria, são elas:
  • Retas opiniões (pensamentos) : expressar o mais próximo da "verdade", opiniões que não são maculadas pelas preocupações mundanas. (a saber: querer ser elogiado; não querer ser criticado; querer prazer; não querer dor; querer ganhar; não querer perder; querer ser reconhecido; não querer ser ignorado.) 
  • Retas intenções : aquilo que está por trás dos nossos atos, investigar as nossas reais motivações para ter certeza de nossa ação verdadeira, de nada vale um ato externo bonito e sagrado se por dentro a intenção não é tão nobre assim.
  • Retas palavras : atenção as palavras (a palavra tem poder ), a palavra é um instrumento, jamais usar sua fala para ferir, denegrir, agredir, ou depreciar alguém ou algo.
  • Reta conduta : Deve ter uma ação no mundo de forma alinhada ao caminho que escolheu trilhar, ao caminho atemporal, ao caminho da sabedoria, não ferir, não matar, sempre observar para agir dentro do reto caminho, etc. que suas ações sejam um exemplo de vida. Atentar-se, também, as ações internas, pensamentos e emoções, tudo gera uma reação.
  •  Reto meio de vida : ganhar a vida de uma maneira justa, sem depender dos demais, mas através dos próprios esforços de maneira que não interfira na Lei, não explore o outrem, não tenha mais do que o necessário para viver, entre outros. Ter um meio de vida que não conflite com o caminho para que não haja divisão do ser.
  • Reto esforço : a conquista de nós mesmos não vem por obra divina, mas através de nossos esforços puros e verdadeiros, do sacro oficio, empregar a energia correta para o meio correto para que consigamos o merecimento. Mudar a forma de vida para uma vida mais "correta" requer um esforço constante.
  • Reta atenção : focar, a falta de atenção nos leva a falta do aprendizado, a todo momento o universo se comunica conosco, nosso interior nos aponta os caminhos, falta-nos estar atentos, centrados, para que possamos absorver toda a sabedoria que nos cerca e não deixar passar as oportunidades.
  • Reta concentração : meditação, após atendermos a todos os requisitos do nobre óctuplo caminho estamos aptos a meditar no supremo, no divino, no imaterial, uno e eterno.
   Portanto, agir eticamente é agir de acordo com o fluxo da vida, com o supremo, com as Leis imateriais, agir eticamente com o outro é agir eticamente consigo, não há diferença entre eu e o outro, eu e o mundo, eu e o universo, somos todos um mesmo organismo vivo, a separatividade é a primeira das heresias, o pecado original. Prestar a caridade sem olhar a quem, doar a atenção e amor a tudo e todos, independente da situação, por mais absurdo que pareça, é simplesmente um ato de amor para consigo, se não és capaz de atentar-se a isso, provavelmente é alguém que no fundo não se conhece e ou não se ama.
   Seguir o caminho reto é seguir o caminho do coração, sobrepor-se a todas as máculas mundanas para que alcancemos, no minimo, a bem aventurança na vida terrena, a plenitude do ser e por fim, uma consciência tranquila.




Nenhum comentário:

Postar um comentário